terça-feira, 11 de maio de 2010

Grupos Psico - Educativos para familiares e cuidadores de pessoas com epilepsia

Compreender a doença é hoje um dos maiores desafios que tanto a família como a pessoa com Epilepsia tem de superar. Na ocorrência das crises epilépticas existe muita ansiedade, medo, confusão e por vezes, sentimentos de impotência devido à falta de informação sobre a doença e o que fazer de modo a responder às reais necessidades da pessoa com Epilepsia.
Assim, é fundamental informar e orientar tanto a pessoa com Epilepsia como os seus familiares e amigos sobre os aspectos médicos, psicológicos e sociais e os serviços de apoio disponíveis.

A EPI proporciona através destes grupos, a possibilidade das pessoas conviverem com outras que estão a viver a mesma situação permitindo um efeito normalizador da doença, a partilha de estratégias para lidar no dia-a-dia, procedimentos de segurança, a expressão de sentimentos pouco conhecidos pela família e uma maior promoção da aceitação pessoal.

Nesta partilha em grupo também se aprende a comunicar sobre a doença e a explicá-la em vários contextos (família, grupo de amigos, colegas de trabalho, etc.), a ter um papel mais activo na defesa dos seus direitos numa troca recíproca de apoio.

Fonte: Sofia Neves, Psicóloga Clínica, EPI Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário